ONU: Ano Internacional da Água
Subprojeto - Março: “Água para beber, limpar, molhar... e aprender a economizar!”
Mês: Março                                             Duração:
01/03 a 28/03
Justificativa: Com base no tema da ONU “Ano Internacional
da Cooperação da Água” a respeito da ausência de água potável para cerca de 11%
da população mundial e outras questões de saneamento e,  devido a  falta de água em nossa comunidade, decidimos
intensificar o trabalho neste período para educar  e 
sensibilizar a primeira infância e seus familiares  da importância do uso e cuidados com a água. 
Objetivos Gerais:
v  Explorar o tema água em diversos
gêneros musicais.
v  Apresentar o tema água utilizando
diferentes linguagens e suportes.
v  Trabalhar, preferencialmente, a
linguagem poética nas letras das músicas. 
v  Entender a utilização da água sem
desperdícios.
v  Perceber que água
está presente em diferentes contextos através da letra do samba “Chuê, Chuá, as
Águas vão Rolar”.
Objetivos Específicos:
v Identificar
as aplicabilidades da água na rotina da instituição escolar através de
brincadeiras , conversas informais, canalização dessa água.
v Utilizar
unidades de medida  para concretizar o
desperdício da  água durante  as atividades de rotina.
v Diferenciar a água potável para beber(caixa
d’água), água do mar;  água da piscina,
água do esgoto, água da chuva(aproveitamento), água do banho de mangueira, água
parada (cuidados  com a Dengue), através
da observação e das rodas de conversas .
Metodologia:  
·
      Manuseio e oservação do uso da água.
·        
Observação,
experimentação, trabalhos em grupos, brincadeiras  e rodas de conversas.
·        
Encontros
semanais com toda a equipe de educadores.
·        
Organização
das atividades mais específicas sobre o tema. 
·        
Seleção
de materiais específicos como a água em diversos estados, músicas, imagens,
filmes, jogos, instrumentos.
·        
Levantamento
de hipóteses por parte das crianças. 
·        
Avaliação
dos resultados obtidos.
Recursos:
·        
A
água em diversos estados.
·        
Atividade
motivacional como uma caixa surpresa,  imagens, fotos e figuras ilustrativas sobre o
tema água .
·        
Histórias,
trechos  de um filmes , músicas, várias
mídias(recursos audiovisuias).
·        
Títulos
diferenciados da literatura infantil, CDs, DVDs, jogos, círculo montessoriano,
tintas nas cores  pertinentes ao que se
deseja trabalhar, principalmente o azul, papéis de diferentes tamanhos, formas,
texturas e cores; material reciclável; imagens e fotos da água.
Na turma E.I.40, Sabrina, Solange, Rodrigo e Kátia, trabalharam a água em diversos estados: sólido, líquido e gasoso. No estado gasoso, para simular o vapor da água quente, a água com gás representou muito bem esse processo.
Ainda na mesma turma, o balanço das ondas do mar foi feito através de uma canga e as crianças adoraram ficar embaixo da onda...
Rodrigo, Sabrina e Solange... e a turma E.I. 40 embaixo da onda
| Rose Kerly com a Turma E.I.30: levantamento de hipóteses sobre a importância da água, tipos e locais onde pode-se encontrar água. | 
Letramento: as crianças identificam a palavra água no registro das hipóteses

Fantásticas as atividades. Me apaixonei pelas ondas do mar. Parabéns maravilhosas atividades. bjão
ResponderExcluir