Pelo Fio do Cordel
Um pouquinho do nosso projeto...
A produção cultural de um povo é muito rica e diversificada. No Brasil, o
nordestino demonstra através da literatura de cordel uma das principais
manifestações da sua cultura popular. A produção desse gênero literário é simples , assim como o povo. O cordel inspira
a arte e os versos relatam acontecimentos, fatos populares, políticos,
artísticos, lendários, folclóricos ou pitorescos da vida como ela realmente é e
com isso alcança todas as classes sociais. Porém, o nosso maior problema seja a não valorização
daquilo que temos. É mais propício aceitar o que a mídia propõe do que explorar
o que está em nosso dia-a-dia. Nossa intenção ao propor este trabalho é
oferecer a oportunidade de vivenciar
essa cultura popular apropriando-se da linguagem artística (na análise da
xilogravura), a música nordestina, a métrica e rimas presentes nos versos e,
principalmente, participar de um universo para a socialização e cidadania no
campo da Literatura. Ao mesmo tempo é uma oportunidade para que este ramo da
literatura popular tenha uma chance de aceitação e valorização; fazendo
despertar entre as pessoas o gosto pela preservação dos nossos artistas e da
cultura nordestina nas instituição de ensino.
Assim sendo, e considerando o que foi expresso acima, a
literatura de cordel é um assunto interessante e de grande importância para
nossa região, pois todo ser humano tem necessidade de conhecer suas origens, o
passado, sua história , a cultura e os costumes da sociedade onde vive ou da
qual um dia fez parte.
Objetivos:
v Proporcionar à instituição e ao
professor a inclusão da Literatura de Cordel nas atividades pedagógicas para que se estabeleçam propostas para a
difusão dessa arte literária entre as crianças, fazendo com que se promova a
qualidade da leitura, o traço forte da oralidade, presente nas falas dos
personagens populares (sertanejos, brejeiros, …) e a elaboração textual focalizando
bem como a história do cordel e a obra
de cordelistas para que possam conhecer
esta riquíssima expressão literária popular .
v
Conhecer
uma rica manifestação da nossa literatura inserindo-os em um ambiente letrado
apropriando-se da forma métrica dos versos, do ritmo musical, das danças,
das rimas, dos costumes e da disposição diferenciada do cordel.
v
Possibilitar o conhecimento da cultura popular e promover a
proximação dos elementos da cultura nordestina em especial a literatura de
cordel.
v
Estimular
um olhar crítico e simultaneamente poético sobre a realidade do semiárido
nordestino.
v
Trabalhar
a xilogravura em todas as faixas etárias das crianças através das artes
plásticas; a utilização das cores predominantes na técnica; do papel pardo para caracterizar a madeira.
v
Utilizar
elementos da cultura do Nordeste, principalmente materiais predominantes no
artesanato e no dia-a-dia do povo dessa região
como a chita, a argila, o sisal, a corda, a palha, madeira, na
ornamentação para contextualizar o tema proposto; instrumentos característicos
do ritmo lá produzido.
v
Despertar
nas crianças o interesse pela rima .
v
Oferecer
oportunidades de recontar histórias em
diferentes espaços pedagógicos da instituição.
v
Explorar
habilidades cognitivas, psicomotoras,
auditivas e visuais atravéss das artes plásticas e das rimas características nas músicas
repentistas.
v
Atentar
para a característica principal da literatura de cordel a qual deu origem ao
nome do gênero.
v
Criar
rodas de conversas para explorar as cantigas de cordel.
v
Apresentar
e explorar as imagens xilografadas.
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